Você sabe o que é o escapamento e qual a real função de um escapamento?

Escapamento nada mais é do que o sistema de exaustão do carro. Ou seja, a função do escapamento é filtrar a emissão dos gases gerados pelo motor e expelir no ar. Além de reduzir os ruídos produzidos pelo motor.

O Sistema de exaustão (escapamento) normalmente é formado por 4 partes:

  • Tubo dianteiro: Responsável pela coleta dos gases gerados pela queima do combustível e conduz até o catalisador.
  • Catalisador: É o responsável em reduzir as toxinas em até 95%.
  • Silenciador intermediário e Silenciador traseiro: Aqui é o local onde o nível de ruído do motor é diminuído. Os silenciadores também auxiliam na filtragem dos poluentes restantes.

Ao passar por todas essas etapas, os gases são expelidos na atmosfera.

 

Quanto tempo dura um escapamento?

O tempo que um escapamento dura é muito relativo com a forma que o carro é utilizado. Algumas fontes dizem que a peça original dura em torno de 2 anos. Porém se bem utilizado esse tempo pode aumentar consideravelmente.

Aqui vão algumas dicas para que seu escapamento dure mais:

  • Utilize combustível confiável, pois combustível adulterado possuem solventes misturados a gasolina ou álcool, corroendo assim as partes metálicas do escapamento.
  • Não utilizar o veículo com frequência. Isso porque começa a acumular umidade no escapamento, causando assim a corrosão das peças de metal.
  • Revisar se os coxins que mantem preso os canos, silenciadores e catalisador estão em perfeito estado. Por causa de um pedaço de borracha em mal estado, o escapamento pode se soltar causando grandes danos.
  • Ter cuidado ao dirigir. Uma simples pancada no escapamento, pode causar rachaduras e comprometer a peça.
  • Não pegar o carro no tranco. Além de trazer consequências graves no carro, o catalisador pode ser danificado.

 

Como saber se preciso trocar o escapamento do carro?

O carro irá começar a dar alguns sinais caso o sistema de exaustão (escapamento) do seu carro esteja com problema.

Um sinal bem comum e mais fácil de identificar é o barulho que irá fazer. Se o carro começa a fazer alguns ruídos bem alto vindos do escapamento, é um sinal que algo está errado no sistema de exaustão do carro.

Outro sinal é a trepidação na parte inferior do carro. Se o assoalho começou a tremer quando você anda com o carro, pode nos procurar. Provavelmente seu carro está com problema no escapamento.

A temperatura do assoalho do carro começa a aumentar. Isso é um indício que algo de errado está ocorrendo no sistema de exaustão do carro.

 

Com dúvida se seu carro está com problema no escapamento? Procure a gente, podemos lhe auxiliar com esse problema de escapamento.

Caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato: (16) 99270-4053